sábado, 23 de outubro de 2010

Efeito de Arte Visual (Dificuldade Média)

Bom Galeraa!!

Faz um tempinho que eu não posto algo útil né hehe então lá vai, 2 tutoriais de uma vez :)
Ele é meio complicadinho de chegar nessa arte final, mas eu fiz de qualquer jeito essa versão que está abaixo! AUWEHAWUEHWU então faremos passo-a-passo a versão decente lá no final e melhorada :D!



Eu usei essa imagem.
Abra ela no Photoshop, tendo tudo em mãos! vamos lá ~~~/o/.

- Com a imagem carregada no photoshop temos que fazer 3 coisas. Deixar o fundo preto, criar a sombra e por ultimo o efeito Glow em volta dela. Vamos por partes.
Duplique a camada da imagem original (ctrl+j)(é sempre.. sempre.. bom deixar uma original de reserva)
Fundo Preto. - Selecione toda a area emvolta do corpo dela (Dica útil pra quem tem o CS5 é usar a Quick Seletion Tool, na mesma área onde fica a Magic Wand(se quizerem tradução vejam o post da Matsu ;)). Depois de selecionado você simplesmente deleta o fundo branco. Crie uma nova camada (ctrl+shift+N) coloque essa nova camada entre a imagem original e a recortada e tcharan!

Nessa hora você aproveita e refina a borda da pessoa pra deixar na melhor qualidade possível.
Agora temos que criar a sombra da pessoa.. simplesmente duplique a camada da foto da pessoa que está sem o fundo(ctrl+j) Aperte ctrl+u(Hue/Saturation) e coloque todo o Lightness.
- Coloque a Imagem Branca atrás da Foto Recortada aumente o tamanho dela na proporção que você preferir, de um desfoque nela (Filter>Blur>Gaussian Blur) e coloque na intensidade que você preferir.
e finalmente escolha a porcentagem de opacidade conforme você preferir. (Aconselho não deixar muito alto para não interferir no efeito principal (Glow) então uns 50~75% tá ótimo.
Agora a etapa Final é o brilhozinho gay que vai emvolta da imagem! hahaha!
- Crie uma nova camada e em torno da imagem você vai selecionar a ferramenta Pen (P) e vai entrelaçando ela conforme a imagem abaixo.
Aconselho a nãofazer muito pouco para não ficar uma coisa seca e nem fazer demais para não parecer que está amarrando, NÃO se esquecendo que o brilhozinhoinhuinho vai contornar ela, então é frente e tras.
CONTINUANDO.. Aprenda sozinho ae como controlar as curvas da ferramenta Pen que nem eu sei deireito (x.x) depois que a área está pronta.. iremos fazer algo meio diferente do que está acima( eu falei que tinha feito pra teste mesmo! ahahahah!)
- Pegue a Ferramenta Brush, deixe ela na cor branca, tamanho de 8 px(ou conforme necessário) Hardness 0% e na janelinha Path (caso não saiba como chegar ou onde geralmente fica, segue imagem abaixo).
- Vai ter um desenho basico de como ficou seus pontos de Demarcadores com a Pen Tool, e com ela você fará um traço com o Brush por todo o trajeto que você fez com a Pen!, para isso clique com o botão direito onde deve estar escrito Work Path e vai em Stroke Path 
Selecione como Tool a Brush e ativa a opção Simulate Pressure e de OK, você verá o resultado! :) para melhor qualidade e afinamento das pontas do demarcador ( se você reparar ficou meio apagado por causa do Simulate Pressure) Faça 3 cópias da Camada que a gente acabou de criar (ctrl+J) selecione as 3 camadas e da um Merge Layers nelas(clique com o botão direito em uma das 3 camadas selecionadas>Merge Layers)Deverá ficar +/- assim.




Agora vamos fazer as bolinhas! para isso teremos que criar uma Brush Personalizada. Então segue abaixo.
- Abra a Janela de Brush (F5 ou Window Brush) e coloque as seguintes configurações..
Brush Tip Shape: [Size: 14px] [Hardness: 0%] [Spacing: 175%](tamanho/grossura/espaçamento de cada bolinha)
Shape Dynamics: [Size Jitter: 100%] [Minimum Diameter: 0%] [Roundness Jitter: 0%](Variação/Tamanho Mínimo e angulo das bolinhas)
Scattering: [[v] Both Axes] [Scatter: 420%](Intensidade da multiplicação das bolinhas)
seguindo isso, o Brush deve ficar assim


Com o Brush pronto, Crie uma nova Camada e simplesmente faça o mesmo procedimento para fazer a linha, vá no Paths e Stroke Path. 


E aqui estamos a um passo do fim! agora pegue a borracha (Eraser Tool[E]) e apague uma linha sim e uma linha não das camadas dos brilhos(conforme você preferir) e de Prioridade pra ficar o mais Lúdico possível o começo e o fim da linha.
Lembrando que você pode alterar a qualquer momento as bolinhas(quantidade força e cor) porque os demarcadores devem estar certos, então é tudo muito bem alterável, é só seguir os passos de seus respectivos erros heheh!
Na minha opção eu peguei
Finalmente, você da uma afinada a gosto e está pronto!


No meu caso eu usei e abusei do Outer Glow(Layer>Layer Style>Outer Glow)

E está aí! Photoshop é feito de Camadas e Ferramentas simples que sabendo combinalas você cria o que quizer! 
Valew e qualquer dúvida, Comentem!
¥

Um comentário:

Max disse...

Não consegui acompanhar esse tuto, você esta utilizando a versão CS5 e eu a CS2, as opções estão completamente diferentes...

se tiver como fazer um tuto em CS2 da ultima parte agradeço.


att
Luiz